[Simbolismo] Flor de Lótus

Algumas coisas na vida são realmente mágicas e se ficarmos procurando o significado de todas elas perdemos tempo. Existem coisas que foram feitas apenas para serem apreciadas. E existem coisas também que foram feitas para encantar, quanto mais se sabe sobre aquilo, mais se apaixona. E a Flor de Lótus é sem sombra de dúvidas, uma dessas coisas. Eu adoro simbolismos, confesso. E sou uma curiosa de natureza, gosto de coisas que tenham bons significados e que tragam boas energias para a minha vida. E por isso fui atrás de conhecer um pouco mais sobre essa mística flor.

large (13)

A Flor de Lótus é conhecida mundialmente e em diversas culturas ela é uma flor sagrada, por simbolizar principalmente, a pureza espiritual. O Lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta que floresce sobre a água. No budismo, o significado mais importante da flor de lótus é a pureza, do corpo e da mente.

“A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual”.

A Flor de Lótus é muito sagrada para os povos do Oriente por estarem ligadas aos ensinamentos de Buda, diz a lenda que quando o menino buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, brotaram flores de lótus.

A flor também é geralmente associada na literatura, aos atributos femininos ideais, por simbolizar na cultura asiática elegância, beleza, perfeição, pureza e graça. Ela também é um mistério para a ciência, já que cientistas não conseguem explicar o porquê  dela repelir micro-organismos e partículas de pó.

Flor de Lótus e as Cores

large (11)

  • Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.
  • Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente, estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.
  • Lótus Vermelha: revela a candura e natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão. É também conhecida como a flor do Buda da Compaixão, Avalokitesvara.
  • Lótus Rosa: apesar de muitas vezes ser confundida com a flor de lótus branca, a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, estando relacionada com personagens divinas, como é o caso do Grande Buda.

A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do Homem, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo.

Tatuagens

A Flor de Lótus é usada em muitas tatuagens, cada uma com um significado diferente, de acordo com sua cor ou complemento. No Japão, ela é feita junto com o peixe koi, que significa individualidade e força. Separei algumas que peguei na internet, as que mais gostei. Depois de conhecer a história da flor, eu realmente me interessei por ela, fiquei encantada, com seus significados. E gostaria de tatuá-la. Talvez eu faça uma como a da segunda foto.

large (8)

large (14)

large (15)

Decoração

A Flor também pode ser usada na decoração de casas e templos. Já cansei de ver recipientes de vela no formato de uma Flor de Lótus. Como este abaixo:

large (17)

Esta Mandala Flor de Lótus é realmente incrível não é?

mandala-flor-de-lotus-decoraco-parede-em-ferro-velas-50-cm-15656-MLB20106028247_062014-O

Flor de Lótus na Mitologia Grega

A Flor possui um grande significado na mitologia grega. Ela é citada pelo poeta grego, Homero, em “A Odisseia”.

“Depois que Ulisses e seus homens saíram de Tróia, ventanias impeliram os navios para o sul, para a terra dos lotófagos. Esse povo comia uma planta estranha, o loto, que deixava a mente confusa e causava a perda de memória. Alguns homens de Ulisses comeram o loto, perderam a memória e se tornaram tão letárgicos que tiveram de ser carregados de volta para os seus navios. Ulisses levantou âncoras e zarpou outra vez”.

Na estória a Flor de Lótus provocava amnésia, o que simboliza um antigo desejo humano: o do esquecimento. De poder recomeçar, apagar o passado.

No filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios, (2008) encontramos também uma referência à estória dos lotófagos, contada em A Odisseia, quando Percy, Groover e Annabeth entram no cassino Lótus e são oferecidos a eles flores comestíveis (flor de lótus), com efeito entorpecente que faz com que percam a noção do tempo, passados cinco dias, Poseidon alerta Percy sobre os efeitos da flor, o que faz com que ele “acorde” do transe.

tumblr_static_lotus_flower

Existe muito mais história sobre o pouco que comentei aqui. Mas como eu disse no começo, algumas coisas são simplesmente mágicas e às vezes, o mistério que as envolve é que torna tudo tão perfeito.

E vocês? O que acham da Flor, gostariam de tatuá-la, ou tê-la decorando sua casa?

Referências:

A Odisseia – Os Lotófagos

Ilha dos Lotófagos, Mitologia Grega. Fernando Pessoa. Comodismo, zona de conforto e novos desafios.

Flor de Lótus, Significados

Mandala Flor de Lótus – Mercado Livre

Texto:

Camila Leite

Anúncios

4 comentários sobre “[Simbolismo] Flor de Lótus

  1. Oi Camila,
    Adorei a postagem, muita coisa não sabia.. só lembrei do álbum flop da Christina Aguilera haha Lótus… tadinha
    Acho lindas demais, principalmente em tatuagens… mas essa enorme nas costas deve doer 😦

    Mas sei que nunca comerei uma hahaha

    bjs
    Nana – Obsession Valley

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s