Resenha Jogos Vorazes – Suzanne Collins

JOGOS_VORAZES_1379948686P

Editora: Rocco – Jovens Leitores
ISBN: 9788579800245
Ano: 2011
Páginas: 397
Tradutor: Alexandre D’Elia
Skoob: Jogos Vorazes

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que sou fangirl de Jogos Vorazes. Eu já havia visto o primeiro filme antes de ler o livro. Mas quando finalmente o li, fiquei me perguntando porque não o tinha feito antes.

Em Jogos Vorazes conhecemos a história de Katniss Everdeen. Uma garota do Distrito 12 que faz história ao se voluntariar para o torneio anual dos Jogos Vorazes, promovido pela Capital. Em uma América destruída por Guerras, o país é comando pela Capital – que simboliza o Governo – e foi dividido em distritos, 13 distritos, cada um responsável pela fabricação de algo necessário para a sobrevivência. Assim como Agricultura e Pólvora, mas após um levante, o Distrito 13 foi destruído e os Jogos criado. Após a colheita, ela e Peeta Mellark, que já se conheciam há tempos, mas não eram efetivamente amigos vão para a Capital se preparar para os Jogos. O que Katniss não esperava era que, ao se voluntaria para esta difícil missão, afim de salvar a pele de sua irmã mais nova, tornaria-se um símbolo, Katniss jamais imaginou que as pessoas veriam nela uma fagulha de ESPERANÇA.

Jogos Vorazes é uma distopia escrita por Suzanne Collins que fez e continua fazendo muito sucesso no mundo inteiro. Com uma história forte e reflexiva, ele nos mostra como a mídia pode ser cega e o quanto uma utopia é totalmente divergente da realidade. Eu finalizei a leitura com um sentimento de vazio e é isso o que a Katniss faz, ela preenche este vazio. Ela é uma personagem forte e não se coloca no papel de mocinha nem por um segundo, muito pelo contrário, muitas das vezes, ela é que é o suporte que qualquer um – principalmente os homens – precisam. Mesmo em meio a dor, ao sofrimento e a insegurança ela se mantém firme, se agarra à boas causas e as defende até o fim, foi assim com Prim e com Rue. Ela fez o melhor que pôde.

Como eu vi primeiro o filme, eu confesso que gostei mais, não é que seja melhor, mas os produtores do filme foram geniais ao transformar pequenos momentos infames, em grandes momentos, como a morte do Tresh, por exemplo, ele que tem um papel fundamental no filme, fica um pouco esquecido no livro e às vezes é até ignorado.

O livro só me fez ser mais fã do Haymitch, que apesar de bêbado é um cara legal e foi interessante para conhecer um pouquinho melhor de cada personagem. Eu já assisti Em Chamas, mas estou ansiosa para ler as continuações.

E vocês, já leram os livros? O que acharam?

3 comentários sobre “Resenha Jogos Vorazes – Suzanne Collins

  1. Eu li o livro alguns meses antes de lançar o filme. Achei que a adaptação fez um ótimo trabalho, especialmente pela escolha dos atores. Dá pra perceber a carga emocional nos dois; mas me lembro que eu fiquei bem nervosa e emocionada enquanto lia o livro, achei super intenso.

Deixe um comentário

